A Semana de Morte de Evandro Augusto

segunda-feira, março 30

Eu sabia que os jovens de quinze anos de hoje não são fãs de leitura, embora soubesse que minha filha era uma leitora assídua de toda revista "teen".
E lembrava da época que tinha a idade dela, quando lia um livro por semana e daquela conversa inesquecível com minha mãe, quando descobri que Ricardo Reis, na verdade, não era Ricardo Reis.

Eu não sabia o que minha filha andava assistindo na TV, mas ela sempre assistia.
No fundo eu queria mesmo que tudo fosse assim, e que ela fosse feliz por mais um tempo.
Eu sabia que isso poderia atrasar a formação de seu caráter, mas eram tempos de vacas magras e eu precisava trabalhar. A tv fazia bem o papel de mãe provisória.

Além do mais, na tv de hoje até se passa uns programas educativos sobre sexualidade, assim ela certamente não engravidaria tão cedo.

Mas era só uma questão de tempo, uma questão de férias, e chegaria aquele dia que eu sempre soube que chegaria: o dia de uma conversa-de-mãe-para-filha.

(...)
Mãe, liga a tv no canal 9, liga no 9! Liga! Liga! Liga!

'O ator Evandro Augusto, que interpreta o papel do mocinho Alexandre na atual novela das oito, foi internado hoje em uma clínica de reabilitação para viciados em cocaína. Evandro Augusto ficará afastado do elenco da novela por tempo indeterminado. Seu estado de saúde é grave. A família não quis se pronunciar sobre o assunto.'

Os dias da tv como mãe provisória estavam contados.
Pelo andar da carroagem, minhas férias viriam antes do previsto, e o amanhã seria um dia de festa no escritório. Mal conseguia esperar pelo momento de ir para cama e acabar meu livro.

Parecia que finalmente a ficha do editor-chefe tinha caído, e ele teria arranjado mais um de seus métodos malucos para interferir no andamento crônico e cósmico do Universo.

Já não aguentava mais revisar meu livro e criar capas diferentes toda semana. Como eu diria, a biografia póstuma de Evandro Augusto já estava 'pronta' há muito tempo.
Só faltava o último capítulo, do qual todo mundo sabia o final, mas eu não poderia alcançar o clímax sem umas devidas preliminares.

Aliás, ninguém mais aguentava Evandro Augusto.
O pessoal do longa-metragem (o qual era baseado no meu livro) já estava pensando em convidar o futuro Evandro Augusto Jr. (Que ridículo! Como se alguma mãe tivesse tanta coragem para castigar o próprio filho) para interpretar o pai no cinema.
A galera do documentário já estava morrendo de medo do começo da nova temporada do campeonato de futebol. Apesar de todo esforço, não seria fácil conseguir uma horinha livre nas quartas a noite. Mais algumas semanas de resistência persistente de Evandro Augusto e teriam que se contentar com um horário no domingo a tarde.

A semana da vitória estava chegando.
Anos e anos de trabalho seriam finalmente recompensados, e cada companheiro poderia sentir o gosto da glória nas páginas e tomadas da digníssima mídia nacional.

Evandro Augusto entraria na eternidade semanal das memórias do povo.

E Clarisse Magalhães, autora da Biografia Póstuma de Evandro Augusto, teria tempo e dinheiro suficiente para educar sua filha longe de televisões.

(...)

Filha, eu sempre soube que esse dia chegaria.
-Como assim? Esse é o pior dia da minha vida! Você não viu a tv? Evandro Augusto... em uma clínica de reabilitação para viciados em cocaína!
Filha, não se desespere... Sei como são essas coisas, ainda me lembro de quando descobri a verdade sobre Ricardo Reis...
-Ricardo Reis? Quer dizer que não sou filha do Ângelo Nogueira?
Claro que é filha! Não seja tola, até parece que não conhece Ricardo Reis.
-E você até parece que não conhece Evandro Augusto!
Hahaha! Você está insinuando que Clarisse Magalhães não conhece Evandro Augusto?
-Isso que você ouviu!
Ah filha... então diga para sua pobre e desinformada mãe: Quem é Evandro Augusto?
-O futuro pai de Evandro Augusto Jr.! Este presente de Deus que carrego em minha barriga e tornará a memória de Evandro Augusto imortal, independentemente do que aconteça!

0 comentários: